Mais velhos passam a usar Snapchat, aplicativo popular entre adolescentes
Tatti Maeda, 36, tentou usar o aplicativo Snapchat pela primeira vez no ano passado: não entendeu direito como interagir com os amigos e como criar as imagens divertidas que tornaram o aplicativo popular e acabou desistindo. “Fiquei me sentindo burra.” Não seria grave se ela não fosse consultora de marketing digital.O aplicativo, que permite que os usuários se comuniquem por meio de imagens que desaparecem rapidamente, era encarado como coisa de adolescente até há bem pouco tempo. Sua mecânica um tanto complicada e o próprio perfil do público pareciam afastar os mais velhos.
O app recebeu 10,5 milhões de usuários únicos em maio, alta de 52% sobre janeiro.
De certa forma, o aplicativo criado em 2011 por Evan Spiegel, 26, e avaliado em US$ 16 bilhões cumpre um rito natural. “Atrair um público mais amplo precisa ser o destino de toda rede social que não quer ser apenas um amor de verão”, diz o consultor Alexandre Inagaki.
O desafio é ver os adultos chegarem sem melindrar os adolescentes. Inagaki diz que um dos motivos para o sucesso do aplicativo foi justamente a filtragem etária, “proposital ou não, que fez com que se tornasse o app preferido de uma geração habituada a bigbrotherizar suas vidas”.
“Mando mais mensagens privadas, porque não quero mostrar para todo o mundo o que eu estou fazendo”, diz Ana Carolina Bignami, 13.
A adolescente conta que ficou “meio assim” pelo fato de sua mãe, Graciela, 40, começar a usar o aplicativo, mas se tranquilizou por perceber que tinha a opção de não mostrar tudo para ela.
É possível enviar mensagens para amigos ou publicar “snaps” públicos, que duram 24 horas. Este último recurso, mais parecido com uma timeline, é tido como determinante para o ganho do público mais velho.
Empresas começaram a se interessar pelo aplicativo, em razão do público mais diverso e porque diretores que decidem o investimento passaram a entrar na plataforma, segundo Adrian Ferguson, vice-presidente da DM9DDB.
O aplicativo tem atraído a atenção de empresas de mídia dos EUA, que fazem conteúdo específico para a plataforma, no canal Discover, que fica acima dos “snaps” criados pelos usuários.
Há cerca de 20 companhias presentes no sistema, de CNN ao Buzzfeed. A americana NBC fechou acordo com o site famoso por suas listas para criar conteúdo específico sobre a Olimpíada.
O canal é importante do ponto de vista da receita. O Snapchat vende publicidade ali e a divide com os produtores de conteúdo.
Ainda não estão disponíveis no Brasil ferramentas oficiais para anunciantes, que permitem que a empresa planeje faturar até US$ 350 milhões neste ano, segundo o site especializado “Re/code”.
Fonte: Comunica que muda