A comunicação pública promove os direitos dos cidadãos e a transparência das informações governamentais. Tem como finalidades informar, orientar e prestar contas; mas também ouvir a sociedade, em real comunicação de mão dupla.
O objetivo é que os serviços públicos sejam divulgados, conhecidos, compreendidos e avaliados pela população. Para isso, precisa ser clara, objetiva e acessível.
Norteia-se pelo interesse da coletividade, em oposição a interesses políticos ou particulares. O foco primordial é o cidadão, seus direitos e demandas.
Participação
A administração pública tem o papel de criar mecanismos para estimular a participação cidadã nas políticas públicas, além de ouvir e resolver queixas para aprimorar a qualidade do serviço público. Comunicação pública significa, sobretudo, ouvir.
Municípios
Nesse olhar de proximidade com o cidadão, entendemos que a comunicação pública nos municípios precisa de atenção especial.
As administrações locais são responsáveis pela educação básica, políticas de cultura, esporte e assistência social. Cuidam ainda do transporte público, coleta de lixo e iluminação. O município, portanto, é a base do exercício da cidadania.
Os 12 princípios da comunicação pública
Na transparência:
- Garantir o acesso amplo à informação
- Combater a desinformação
Na participação:
- Ouvir a sociedade
- Fomentar o diálogo
- Estimular a participação
Na ética:
- Focar no cidadão
- Garantir a impessoalidade
- Pautar-se pela ética
Na cidadania:
- Promover os direitos e a democracia
- Ser inclusiva e plural
Nas prioridades:
- Atuar com eficácia
- Ser considerara política de Estado
Fonte: Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)