O que é comunicação pública

Princípios da comunicação pública
Fonte: ABCPública

A comunicação pública promove os direitos dos cidadãos e a transparência das informações governamentais. Tem como finalidades informar, orientar e prestar contas; mas também ouvir a sociedade, em real comunicação de mão dupla.

O objetivo é que os serviços públicos sejam divulgados, conhecidos, compreendidos e avaliados pela população. Para isso, precisa ser clara, objetiva e acessível.

Norteia-se pelo interesse da coletividade, em oposição a interesses políticos ou particulares. O foco primordial é o cidadão, seus direitos e demandas.

Participação

A administração pública tem o papel de criar mecanismos para estimular a participação cidadã nas políticas públicas, além de ouvir e resolver queixas para aprimorar a qualidade do serviço público. Comunicação pública significa, sobretudo, ouvir.

Municípios

Nesse olhar de proximidade com o cidadão, entendemos que a comunicação pública nos municípios precisa de atenção especial. 

As administrações locais são responsáveis pela educação básica, políticas de cultura, esporte e assistência social. Cuidam ainda do transporte público, coleta de lixo e iluminação. O município, portanto, é a base do exercício da cidadania.

Os 12 princípios da comunicação pública

Na transparência:

  • Garantir o acesso amplo à informação
  • Combater a desinformação

Na participação:

  • Ouvir a sociedade
  • Fomentar o diálogo
  • Estimular a participação

Na ética:

  • Focar no cidadão
  • Garantir a impessoalidade
  • Pautar-se pela ética

Na cidadania:

  • Promover os direitos e a democracia
  • Ser inclusiva e plural

Nas prioridades:

  • Atuar com eficácia
  • Ser considerara política de Estado

    Fonte: Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)