A campanha nasceu em julho do ano passado, motivada pelo caso da jornalista Maju Coutinho, que sofreu ataques racistas na página do Jornal Nacional, no Facebook
Ofensas na internet têm consequências reais na vida de milhares de pessoas, mesmo quando o ataque não é direcionado. No caso do racismo, declarações discriminatórias podem inclusive ser punidas judicialmente e, mesmo assim, milhares de posts e comentários ofensivos inundam as redes sociais todos os dias.
Volta e meia surgem ofenças pontuais a celebridades, como Maju Coutinho e Taís Araújo, e é aí que muita gente se espanta em saber que esse tipo de coisa ainda existe. Só que a população negra é atacada todos os dias na internet e isso é gravíssimo! Afim de escancarar esse problema e conscientizar as pessoas, a ONG Criola e a agência W3haus desenvolveram a campanha Espelhos do Racismo, ação que foi premiada essa semana no Cannes Lions, um dos mais importantes festivais de publicidade do mundo. Ao todo, a campanha faturou quatro prêmios: prata na categoria Cyber e bronze nas categorias Outdoor, PR e Creative Data.
A campanha nasceu em julho do ano passado, motivada pelo caso da jornalista Maju Coutinho, que sofreu ataques racistas na página do Jornal Nacional, no Facebook. O primeiro passo foi mapear diversos comentários ofensivos, localizando as cidades onde seus autores moravam. A partir disso, foi possível transformar esses ataques virtuais em outdoors e as imagens foram instaladas nas principais ruas e avenidas dos municípios em questão.
“Não é possível ignorar esses ataques e achar que não haverá consequências para os ofensores. A campanha visa expor essas situações e fazer com que a sociedade se posicione contra esse retrocesso”, diz Jurema Werneck, fundadora da ONG Criola. As cidades que receberam a campanha de outdoors foram: Americana/SP, Feira de Santana/BA, Recife/PE, Vila Velha/ES, Rio de Janeiro/RJ e Porto Alegre/RS.
A ação conta ainda com um site bilíngue e um vídeo que reuniu depoimentos de mulheres negras e o pedido de desculpas de um dos agressores. Morador de Vila Velha/ES, o homem identificado apenas como Lucas, disse que reconheceu seu comentário no outdoor e, arrependido, decidiu entrar em contato com a ONG Criola. Ao final do vídeo, o encontro entre ele e a cantora Indy Naíse – que encerra a peça com a maravilhosa música “Ancestralidade” – é emocionate. Da o play para conferir o resultado dessa campanha maravilhosa. Reconhecimento mais do que merecido!
Fonte: Huffpost Brasil