Comunicação pública no currículo dos cursos de comunicação

Campanha Nacional #IncluiComunicaçãoPública

MANIFESTO  NACIONAL LANÇADO DIA 06 DE SETEMBRO DE 2015

Disponível em Petição na Avaaz –https://secure.avaaz.org/po/petition/RenatoJanine_gabinetedoministromecgovbr_CRUB_crubcruborgbr_Criar_a_disciplina_de_Comunicacao_Publica/?txykfjb

#IncluiComunicaçãoPública

#Todospelodiálogodetodos

Manifesto

Nós, professores e pesquisadores da Comunicação Pública de universidade públicas, comunitárias, confessionais e privadas, estudantes e profissionais da Comunicação, agentes da administração pública, representantes de instituições, públicas, privadas e do terceiro setor,  e atores sociais interessados no direito à comunicação como um direito humano,  propomos  a inclusão da disciplina de “comunicação pública” nos currículos dos cursos de jornalismo, publicidade, audiovisual, relações públicas,  mídias digitais, gestão pública,  correlatos e afins.

Referida inclusão é necessária para qualificar os nossos cursos de Comunicação, preponderantemente voltados à formação de mão-de-obra para atender a demandas privadas, bem como para dotar o profissional de comunicação da condição de atuar também em órgãos públicos que se pautam pelo interesse público, pela  promoção da cidadania e pelo  diálogo com os diferentes grupos sociais.

Referida inclusão é oportuna, no momento o que se tenta ampliar o debate sobre o direito à comunicação nos âmbitos do Estado e da sociedade – incluída a Universidade -, como condição ao fortalecimento desse mesmo Estado, da legitimação dos governos, parlamentos e tribunais, bem como do estímulo  à cidadania ativa e à democracia participativa,  manifestada nos formatos  analógico  e/ou digital.

Referida inclusão é importante porque resgata  o estudo crítico sobre as diferentes mídias  redimensionando o papel da  comunicação  como um espaço estratégico para  que os cidadãos e as cidadãs possam participar ativamente da vida política, fiscalizando e cobrando a promoção de seus direitos.

Referida inclusão é imprescindível ao processo democrático fortalecendo o  sentido da comunicação social em sua complementariedade, pública e privada, garantindo a formação  dos segmentos da comunicação que abrangem as instituições  estatais, educativas públicas, universitárias e comunitárias.

Finalmente, a implantação da disciplina de comunicação pública possibilita  a construção de uma agenda de debates pluralista que reflita sobre a relação entre políticas públicas, comunicação, cidadania, direitos humanos, sustentabilidade e participação popular.


Professores de diversas instituições estão lançando uma campanha pela inclusão da disciplina Comunicação Pública nos novos currículos de cursos como jornalismo, publicidade, audiovisual, relações públicas, mídias digitais, gestão pública.

Apresentada por meio do Observatório Latino Americano de Indústrias Digitais a campanha#IncluiComunicacaoPublica reúne professores, estudantes, pesquisadores, profissionais da administração pública, políticos e instituições do terceiro setor.

Os idealizadores da campanha são a Cosette Castro (UCB/DF), Álvaro Benevenuto Jr. (UCS/RS), M. Alberto Perdigão (Unifor/CE) e Alice Campos (Frenavatec/Universidade Nova de Lisboa). Eles entendem que por meio da disciplina de Comunicação Pública  “é possível dotar o profissional de comunicação da condição de atuar em  mídias públicas e  em órgãos  instituições que se pautam pelo interesse público, pela  promoção da cidadania e pelo  diálogo com os diferentes grupos sociais”.

Sete Maneiras de apoiar a campanha #IncluiComunicacaoPublica


Organização:

Observatório Latino-Americano das Indústrias de Conteúdos Digitais (OLAICD)

Coordenadores da Campanha:

Dra. Cosette Castro (UCB – Centro-Oeste) – cosettecastro2012@gmail.com

Dr. Álvaro Benevento Jr. (UCS – Sul) – abenevenutojr@gmail.com

Alberto Perdigão (Unifor – Nordeste) – aperdigão13@gmail.com

Esp.. Alice Campos (Frenavatec – Uni. Nova Lisboa) nareal.alice@gmail.com

Mail institucional da campanha: Incluicomunicacaopublica2015@gmail.com

Mídias Digitais usadas:

Facebook pagina IncluiComunicaçãoPública – https://www.facebook.com/Incluicomunica%C3%A7%C3%A3op%C3%BAblica-1648401725374799/timeline/

Petição na Avaaz –https://secure.avaaz.org/po/petition/RenatoJanine_gabinetedoministromecgovbr_CRUB_crubcruborgbr_Criar_a_disciplina_de_Comunicacao_Publica/?txykfjb

Hashtag #IncluiComunicaçãoPública

Twitter – #IncluiComunicaçãoPública

Página web – http://incluicompublica.wix.com/campanha

Canal no YouTubehttps://www.youtube.com/channel/UCRGpBcBeFQ3kds8_shx4XDg

Objetivos:

  • Incluir a disciplina de Comunicação Pública nas novas grades curriculares de todas faculdades de Comunicação em todo país;
  • Incentivar o debate sobre comunicação pública entre diferentes grupos sociais.
  • Criar, a médio prazo, uma nova cultura de participação em comunicação pública.

Justificativa:

Até hoje as faculdades de Comunicação têm um déficit com a comunicação pública brasileira, já que menos de 10% das universidades (federais, estaduais, municipais, comunitarias, confessionais e privadas) possui a disciplina de Comunicação Pública em seus cursos. Isso faz com que os estudantes e futuros profissionais se preparem para trabalhar no mercado privado ignorando o amplo universo das mídias públicas, das políticas públicas e a dimensão da comunicação como um direito humano.

Apoios Institucionais:

Frenavatec; EBC; Barão do Itararé – Brasília, CFEMEA; Sindicato dos Jornalistas-DF, Comsefe/Senado, Intercom

UCB (falta enviar logomarca)

Data de lançamento da campanha:

06 de setembro no Congresso Nacional da Intercom – Sociedade Brasileira de Pesquisa Interdisciplinar em Comunicação (este ano reuniu 4mil 500pessoas)

Tempo de Campanha:

Até final de outubro – 2015, quando todas as universidades deverão entregar a nova grade curricular para o MEC

Públicos Alvo:

– Público 1 – Professores, pesquisadores, estudantes e profissionais de Comunicação, associações de pesquisadores (Intercom, Compós), associação das associações – Socicom

– Público 2 – agências de pesquisas – Capes, Cnpq, SBPC, Conselho Nacional de Educação (CNE) e Conselho de Reitores Universitários do Brasil (CRUB), MEC.

– Público 3 – ministros, instituições públicas federais e estaduais, SECOM, etc.

Público 4 – comunidades e movimentos sociais

Público 5 – audiência em geral, não oganizada

Proposta:

Envolver a sociedade no debate sobre a importancia da comunicação pública e fazer com que  as pessoas a sintam  como um direito seu.

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  • Nível político
  • Proposta: Sensibilizar governantes e gestores sobre o papal estratégico da comunicação pública, mais além do seu papel meio, instrumental
  • Momento atual: Ministro das Comunicações aderiu à campanha com foto e vídeo; representantes da Presidência da República apoiaram a campanha
  • Nível educacional
  • Proposta: Estimular o debate dentro das faculdades e conseguir a inclusão da disciplina em todos os cursos de Comunicação (Jornalismo, RP, Publicidade, gestão em comunicação, Mídias Digitais, etc)
  • Momento atual: contato com CNE e CRUB, divulgação em grupo de professores e pesquisadores
  • Nível Sociedade Civil não-organizada
  • Proposta: envolver toda a sociedade no debate sobre a importância da comunicação pública e fazer com que sinta a comunicação pública como um direito seu; aumentar a audiência das midias públicas
  • Momento atual: páginas pessoais no FB, petição na Avaaz e a página IncluiComunicaçãoPublica, página web da campanha, divulgação nas mídias públicas da EBC
  • Nível Comunitário/movimentos socials
  • Proposta: mobilizar os movimentos sociais do país para debater e pautar o tema em seus grupos de atuação
  • Momento Atual: CFEMEA, Barão do Itararé/BSB, Sindicato Jornalistas –DF e ABTU,  já aderiram a campanha
  • Nível instituições públicas
  • Proposta: que as instituições públicas fortaleçam a campanha e ganhem mais visibilidade no país
  • Momento atual: apoio EBC e Astral, Comsefe/ Senado