Jogos: Segurança lidera menções em redes sociais

miltares-copacabana

A percepção que cariocas e turistas tiveram da cidade durante a Olimpíada foi medida nas redes sociais, de 5 a 21 de agosto. E o tema segurança ganhou disparado, como o mais mencionado, em português e inglês. O dado faz parte do levantamento feito pelos pesquisadores Humberto Ferreira, Lucas Calil e Marcelo Rotenberg, da Diretoria de Análises de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV/DAPP), por meio da ferramenta Rio Experience.

Ao todo, foram 5 milhões de citações (3,5 milhões em inglês e 1,5 milhão em português), sobre cinco assuntos: além da segurança, entretenimento, serviços, mobilidade e hospedagem.

— O panorama geral é positivo. De todos os temas, exceto segurança, havia mais menções positivas do que negativas. Mesmo no caso da segurança, as citações negativas foram diminuindo com o passar dos dias — analisa Humberto Ferreira.

Foram medidas as manifestações no Twitter, no Instagram, no Facebook e em blogs. Os resultados do levantamento serão apresentados hoje, a partir de 17h30m, no Museu do Amanhã.

Em relação à segurança, foram 301.900 citações neutras, 137.450 positivas e 225.520 negativas. Entre os comentários em inglês, no entanto, há mais relatos positivos.

ELOGIOS PARA AS CASAS DOS PAÍSES

Para segurança, o pior dia foi 6 de agosto.

— A presença das Forças Militares nas ruas foi o tema mais comentado nesse dia. Houve ainda muitas menções à medalha de prata conquistada por Felipe Wu (atleta do Exército), a falha na segurança na chegada ao Centro Olímpico de Tiro, em Deodoro (um ônibus com jornalistas entrou sem ser revistado), a acusação de estupro contra um atleta marroquino (Hassan Saada) e um tiroteio nas imediações do Maracanã — conta Ferreira.

O entretenimento foi o tema mais bem avaliado pelos internautas, com 205.591 citações positivas, 53.106 negativas e 554.471 neutras.

— Houve muitos elogios aos pontos turísticos e às casas dos países. Copacabana foi o ponto mais mencionado em inglês. Em português, a Lapa — diz ele.

Dos cinco temas, a hospedagem foi a menos citada nas redes sociais. Mas as menções positivas quase alcançaram o dobro das negativas.

Fonte: O Globo