O que te move no Dia Mundial Sem Carro?

Este conteúdo é iniciativa da Nova/SB Comunicação. Saiba mais em cip.ig.com.br. O texto desta edição comemora o Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro. Como continuam intensas as discussões sobre mobilidade urbana, uso de ciclovias e faixas para pedestres, reproduzimos o conteúdo.

O Dia Mundial sem Carro começou a ser comemorado em 1997, na França. No Brasil, tivemos poucas campanhas e mais ações políticas como o lançamento da Cartilha do Ciclista pelo Ministério das Cidades e autoridades como o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, indo de bicicleta para o trabalho (em outros países como Inglaterra e EUA,as autoridades também deixaram o carro e foram para o trabalho usando transporte público). No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes proibiu, por decreto, a circulação dos carros oficiais do municípios no dia de hoje


A pesquisa de Mobilidade Urbana, da Rede Nossa São Paulo e a Fecomercio-SP, divulgada hoje (22), apontou que o tempo médio gasto no trânsito da cidade é de uma hora e 44 minutos, a mesma média da pesquisa anterior. Para 23% dos moradores, duas horas é o tempo mínimo gasto no deslocamento principal do dia, para ir ao trabalho ou à escola. A parcela de 35% perde entre uma e duas horas para chegar ao destino. A pesquisa entrevistou 700 pessoas a partir dos 16 anos, entre agosto e setembro do ano passado. O carro é o meio de locomoção de 60% dos entrevistados e 32% dos donos de carros usam esse meio todos os dias, 36% de vez em quando e 25% raramente.

Além disso, 90% dos entrevistados disseram concordar com com a construção de corredores e faixas exclusivos de ônibus. Meios de transporte alternativos como a bicicleta são usadas por 7% da população. Entre os que não usam, 44% disseram que passariam a usar caso houvesse mais segurança, 18% se houvesse mais sinalização nas ruas e 13% se existissem mais ciclovias.

A empresa Liberty Seguros aproveitou para divulgar o Prêmio Sinal Livre de Mobilidade Urbana (confira mais aqui). A maior parte das marcas aproveitou as redes sociais para fazer posts sobre o tema. Uma das exceções foi o Uber, que lançou uma campanha mais agressiva para usuários de transportes coletivos via email marketing para sua base de usuários.

diasemcarro2

diasemcarro3

diasemcarro4

As cidades são para as pessoas, não para os carros. Essa é a mensagem do aplicativo Uber para lembrar o Dia Mundial Sem Carro, celebrado hoje, dia 22 de setembro. Essa mensagem pode parecer contraditória partindo de uma empresa que oferece serviços de motoristas particulares. A empresa apresentou um projeto que incentiva os passageiros a deixar os carros e utilizar outros tipos de transporte na cidade, entre eles, ônibus, barca, metrô e usar o Uber de forma complementar. Entre os dias 22 de setembro e 22 de outubro, o Uber irá conectar seus serviços com o transporte público através do programa UberCONCETA. Quem utilizar os serviços da empresa a partir de estações e terminais de transporte público ganharão um desconto de 10% na viagem. O mesmo funciona para os passageiros que utilizarem o Uber para chegar à esses pontos.

O objetivo é complementar o uso do uber com o transporte público e o valor máximo de desconto é R$40 viagem. Para saber os terminais e estações determinados pelo programa, acesse o blog newsroom.uber.com. “Em 2014, os cariocas perderam cerca de 99 horas no trânsito nos horários de pico. O UberCONECTA é uma maneira para que as pessoas possam acessar a rede, deixar seu carro em casa e passar mais tempo fazendo o que realmente importa“, explica o Uber no e-mail-marketing enviado aos clientes.

Para participar da promoção, basta baixar o aplicativo e escolher entre os serviços uberX ou UberBLACK. O desconto será dado automaticamente ao fim de cada viagem. A empresa aproveita o Dia Mundial Sem Carro também para levantar a discussão sobre a importância da diminuição do uso de carros nas cidades. Para isso, ela convida os internautas a utilizarem a hashtag #oquetemove para falarem o que os move no Dia Mundial Sem Carro e porque gostaria de passar menos tempo no trânsito.

Greenpeace traz amor de volta e desamarra o trânsito

diasemcarro6

diasemcarro7

diasemcarro5

O Greenpeace fez uma série de ações para o Dia Mundial Sem Carro. Junto com outras organizações, criou lambe-lambes e banners, além de um aplicativo que inclui um badge na imagem de perfil do Facebook. A campanha incentiva o uso da hashtag #desamarreacidade que é o mote da campanha.

Este conteúdo é iniciativa da Nova/SB Comunicação. Saiba mais em cip.ig.com.br.