Observatórios e ouvidorias: experiências de crítica midiática e cidadania na América Latina

María Patricia Téllez Garzón A partir de reflexões sobre Observatório de Imprensa do Brasil, Veeduria Ciudadana de Comunicación Social e Compromiso por una Televisión de Calidad, na Colômbia, María Patricia Téllez Garzón busca indagar o papel que desenvolvem estes espaços no processo de democratização da informação na América Latina. Utilizando o Estudo de Caso como …

Observatórios e ouvidorias: experiências de crítica midiática e cidadania na América Latina Leia mais »

Cidades criativas, soluções inventivas – O papel da copa, olimpíadas, museus e bibliotecas internacionais

Em tempos de Olimpíada Rio-2016 a questão do legado social e a discussão sobre benefícios e prejuízos para as cidades ressurgem na pauta. Lançado em 2010, “Cidades criativas, soluções inventivas – o papel da Copa, Olimpíadas e dos Museus Internacionais”, organizado pela pesquisadora e consultora Ana Carla Fonseca, especialista em economia criativa, (http://garimpodesolucoes.com.br/o-que-fazemos/livros/) busca identificar …

Cidades criativas, soluções inventivas – O papel da copa, olimpíadas, museus e bibliotecas internacionais Leia mais »

A Imprensa e o autoengano do interesse público

*Alberto Dines Altamente concentrada, indiferenciada, corporativa – quase um pool – e cada vez menos pluralista e transparente, nossa imprensa está substituindo sua razão de ser – a defesa do interesse público – por um processo de preservação dos próprios privilégios desobrigada de explicar suas escolhas e oferecer satisfações sobre seus procedimentos. Ao escolher a …

A Imprensa e o autoengano do interesse público Leia mais »

Consumidores são vítimas das grandes marcas

No Brasil, apesar dos avanços e do papel ativo das instituições fiscalizadoras, as empresas estão longe de um padrão de civilidade e respeito aos direitos do cidadão/consumidor. Todo ano, o volume de reclamações permanece como se fizesse parte do modelo de atendimento. Grandes marcas continuam com uma comunicação em dissonância com a prática. Anualmente, o …

Consumidores são vítimas das grandes marcas Leia mais »

Jornalismo Número Zero

Este espaço será ocupado por resenhas de livros, discos, filmes e outras manifestações culturais. O novo livro de Umberto Eco, “Número Zero” (Editora Record, 207 páginas) inaugura esta seção. O romance aborda uma imaginária publicação jornalística que é uma máquina de difamação, manipulação e chantagem de adversários. De forma engenhosa, o livro mistura ficção e …

Jornalismo Número Zero Leia mais »

Democracia e República: desafios governamentais e da esfera pública no século XXI

O Estado brasileiro confronta-se, neste início de século, com extraordinários desafios. De um lado, é herdeiro de séculos de patrimonialismo, clientelismo e múltiplas formas de apropriação privada dos recursos públicos, materiais e imateriais, contribuindo para reproduzir e ampliar desigualdades na repartição da riqueza social e dos meios de exercício do poder. De outro lado, defronta-se …

Democracia e República: desafios governamentais e da esfera pública no século XXI Leia mais »

Por um código de ética na comunicação pública e de governo

O Código de Ética na Comunicação Pública e de Governo foi fruto de um trabalho coletivo no âmbito de um curso de pós-graduação na USP. Envolveu os alunos em busca de definições, premissas e deveres da comunicação pública. A proposta era complementar o Código de Ética que rege ocupantes de cargos e funções públicas. Foi …

Por um código de ética na comunicação pública e de governo Leia mais »