Torta amarga

Conheça o projeto da rede de padaria e confeitaria francesa “Paul” que busca combater a desigualdade de gênero com tortas

pie tortas-1024x628

E o maior pedaço do bolo vai para…

Como reza essa tradição, logo após os parabéns o primeiro pedaço do bolo costuma ir para a pessoa mais importante. Mas este projeto da rede de padaria e confeitaria francesa Paul mostra que em algumas situações, os mais valorizados não levam o primeiro pedaço. Mas sim o maior. Isso se encaixa, por exemplo, na diferença de salários entre homens e mulheres na maioria dos países.

De acordo com o Relatório Global de Equidade de Gênero, apresentado no Fórum Econômico Mundial 2015, a Romênia foi classificada como número 114 de 145 países no quesito igualdade política e igualdade financeira entre homens e mulheres. Para escancarar alguns dados assustadores a cerca dessa desigualdade no país e incentivar ações para combatê-la, as filiais romenas da rede Paul incluiram em seu menu as “Bittersweet pies“, uma nova linha de tortas decoradas com gráficos com essas estatísticas. No formato daqueles gráficos conhecidos como “pizza”. Apesar dos dados serem difíceis de engolir, todas as tortas são 100% comestíveis e inspiradas em receitas originais e bastante populares da rede francesa.

A nova linha tem cinco tipos de torta, chamadas: “Diferença salarial”, “Falta de representação política”,  “Extremamente ricos”,  “Exclusão de startups” e “Teto de vidro duplo”. Todos representado questões preocupantes na Romênia – e  outros países.  O bolo pode ser fatiado entre as maiores formas de desigualdade  de gênero. A criação é da MRM/McCann.

E a arrecadação vai para…

pie3

De acordo com os criadores da campanha, 5% da verba gerada pelas vendas das novas tortas serão doados para a Fundação FILIA , uma organização sem fins lucrativos voltada para a filantropia e causas feministas. Ela usará esses fundos arrecadados no desenvolvimento de projetos de capacitação de mulheres rurais para trabalhos modernos, na busca pela redução do abismo entre os gêneros. 

Em entrevista ao Adweek, a Diretora de Marketing da Paul Romenia, Monica Eftimie, afirma que a “Bittersweet pies” é a primeira linha de sobremesas  social do mundo e explica a origem da campanha.  “O projeto CSR ‘ Bittersweet Pies ‘ começou a partir de uma questão social cada mulher romena enfrentou pelo menos uma vez em sua vida. Sabendo a partir de dados de pesquisa que doces são mais frequentemente consumida por mulheres do que por homens , estamos lançando uma variedade de bolos para despertar a conversa sobre a desigualdade de gênero , convidando as mulheres a tomar as medidas necessárias para ter os mesmos direitos que os homens têm . Estamos muito animado e muito orgulhoso de ser pioneiros em ter a primeira vez linha ‘ sobremesa social ” e espero que os nossos clientes irão apreciar e contribuirá para reduzir esta diferença de gênero“.

Fonte: Comunica que muda